Maneiras rápidas, práticas e baratas para transformar seu imóvel alugado
- Joilma de Araújo
- 18 de dez. de 2017
- 6 min de leitura
Olá! Tudo bem?!
Mora em um imóvel alugado?! Pois, iremos mostrar como você pode deixá-lo com sua cara gastando pouco. Vamos lá?!
1. Pintura
A pintura é um método maravilhoso para transformar seu ambiente, você pode escolher uma cor marcante para valorizar uma parede com o mobiliário, e as ouras paredes com cores neutras.

Fonte: Varejão das tintas, 18.12.17
Dica 1: Para saber a quantidade de tinta necessária, é preciso calcular o tamanho da área a ser pintada. Veja a largura da parede e multiplique pela altura do pé-direito (altura do chão ao teto). Em seguida, multiplique essa metragem pelo número de demãos (normalmente, duas a três). O resultado da equação determina a metragem total
Dica 2: A cor da tinta na parede pode ficar diferente da que consta no catálogo. Antes de comprar uma lata, a dica é adquirir ¼ de galão e testar em uma pequena área; O ideal é você pegar no mínimo três tons próximos da cor que deseja, demarcar quadrados na parede e pintar com cada cor escolhida, assim é possível decidir a cor que realmente deseja, sem arrependimentos.

Fonte: Reprodução/Shutterstock, 18.12.17
É possível fazer desenhos diferentes e ousados com fita crepe para demarcar a área a ser pintada. Solte sua criatividade, a gama de cores e padrões são gigantescas.

Fonte: Web reforma, 18.12.17
2. Stencil decorativo (molde vazado com desenhos variados para pintura)
Sou apaixonada por Stencil decorativo, é um molde que possui diversos modelos, e é super fácil utilizar, você mesma pode fazer.
Você pode utilizar massa corrida, para que fique em alto relevo ou apenas a tinta mesmo! No Mercado Livre é possível encontrar várias lojas com valores acessíveis, a partir de 20 reais. É uma solução mais em conta do que o papel de parede.
Veja um dos modelos do Stencil decorativo:

Fonte: Mercado Livre 18.12.17
3. Papel e adesivo de parede
Papel de parede é outra paixão, tem o poder de transformar qualquer ambiente em questão de minutos, existe os tradicionais, o vinílicos, TNT, em alto relevo e veludo.
Prefiro o vinílico pela facilidade e praticidade de limpeza. Podem ser aplicados com cola específica ou já serem autocolantes.
Você mesmo pode instalar, é só seguir o manual de instruções, ter paciência e um ajudante!
Dica 1: Indico e recomendo a loja virtual Papel e Parede, já comprei várias vezes e nunca me arrependi! Eles são autocolantes, instalação super fácil e eles enviam uma espátula de silicone para te ajudar. Os valores são ótimos, sempre tem promoções tanto nos valores dos papéis quanto com frete grátis. A partir de 17 reais o rolo! Tem vários modelos e padronagens, qualquer dúvida é só falar no bate papo da loja, que eles prontamente respondem, são super gentis. E o mais importante, a qualidade é perfeita!!!

Deixo o link aqui para você conhecer.
Dica 2: Para calcular a quantidade rolos necessários para sua parede, você fará o seguinte:
Multiplique a largura da parede na qual pretende colocar o papel de parede pela altura da parede.
Importante: Não desconte janelas e portas. Assim você encontrará o metro quadrado.
Para um papel de parede liso ou com desenho simples (listras verticais ou textura homogênea), divida o metro quadrado por 4,5.
Para um papel de parede com desenhos geométricos, florais ou com texturas mais complexas, divida o metro quadrado por 4,0. (para garantir que os desenhos vão “casar” na aplicação, entre uma faixa e outra).
Por exemplo: O tamanho varia de acordo com cada fornecedor, mas o mais comum é de 50 centímetros de largura x 10 metros de comprimento, sendo assim teremos: Para uma parede de 6 metros de largura e 2,60 metros de altura, teremos 15,60 metros quadrados.
Portanto: – Para aplicar um papel de parede liso ou simples: 15,6÷ 4,5 = 3,46 rolos. – Para aplicar um papel de parede geométrico: 15,6 ÷ 4,0 = 3,87 (quando a medida é quebrada, arredondamos para cima, portanto será necessário comprar 4 rolos).
Deu pra entender?! Qualquer dúvida, deixa ai nos comentários.

Fonte: Papel e Parede 18.12.17
4. Revestimento 3D com adesivo
Agora se você quer dar uma cara nova com revestimentos, sem sujeira, rápido e se você adora um faça você mesmo, se prepara!
Apresento a você um revestimento maravilhoso da Decopainel (clica aqui e conheça) é um pouco mais caro, varia de 300 a 600 reais,

Fonte: Decopainel 18.12.17
Maaas, claro que temos alternativas, né?! No Mercado Livre tem, chamam de Revestimento 3D, a partir de 100 reais o metro quadrado. Clica aqui.

Fonte: Mercado Livre, 18.12.17
Agora pense, você não irá gastar com mão de obra, argamassa, rejunte, tinta, ficará pronto em média 2h, sem sujeiras! Num é perfeito?! Como sempre falo, basta ter paciência.
5. Móveis funcionais e modulados
A dica aqui é apostar em peças que possam ser levadas caso você mude de local, móveis multifuncionais, ou seja, você pode usá-los para muitas coisas, por exemplo: sua escrivaninha pode se transformar em mesa de refeição, e assim vai... O ideal são móveis que combinam entre si. O Garden é um bom exemplo também, pode servir de banco, de criado mudo, mesinha de canto, então você pode colocar na sala, no quarto, no escritório.
Sala:

Fonte: Homedock, 18.12.17
Quarto:

Fonte: Homedock, 18.12.17
Você pode sim fazer um ambiente planejado, fala com seu marceneiro, ele fará os armário modulados de acordo com suas necessidades, com medidas padrões dos móveis, como o guarda-roupa, por exemplo, investir numa boa marcenaria, garantirá o custo benefício que tanto buscamos.
6. Quadros em paredes
Os quadros são perfeitos elementos para complementar sua decoração e trazer as recordações familiares, de viagens, do seu casamento, entre outros. Existe uma variada diversificação de molduras, a ordem agora é fazer a composição e misturas de quadros para que sua parede ganhe um ponte de destaque lindo e acolhedor. Pode ser na sala, corredor, quarto, escolha aquela parede de destaque no ambiente e aproveite.

Fonte: Moldura Minuto18.12.17
Veja algumas ideias de composição de quadros:

Fonte: Google imagens, 18.12.17
Dicas:
A composição deve ficar 25 cm acima de qualquer móvel, para evitar que uma pessoa esbarre e derrube o objeto;
Os itens devem ficar distantes entre si de 7 cm a 10 cm (sempre utilizando a mesma distância. não use 8 cm depois 10 cm, por exemplo) para que a composição fique harmônica;
O eixo da composição deve estar sempre entre 150 cm e 175 cm. Essa é a altura aproximada para que a linha de eixo fique na altura dos olhos, evitando que você tenha de levantar ou baixar a cabeça para ver os quadros.
7. Iluminação
Pendentes, lustres, luminárias, alguns spots, trazem um aconchego e sofisticação ao ambiente. De todos os estilos, do rústico ao sofisticado, você escolhe o que mais se adéqua a sua necessidade e personalidade.

Fonte: Pinterest, quem souber a autoria, me avisa, por favor, 18.12.17
Dica: Guarde as peças antigas para coloca-las de volta caso o proprietário exija.
8. Piso vinílico
Sou apaixonada pelo piso vinílico! Se você puder investir mais um pouquinho, aconselho demais. O revestimento, além de ser muito resistente, é térmico e, por isso, mantém as temperaturas agradáveis nos ambientes. E o melhor, não tem quebra-quebra, dependendo do tamanho do ambiente, em um dia estará pronto! A instalação é super rápida. Tem as vantagens de ser rápido, prático e econômico (se for pensar no fato de que trocar o piso por outro revestimento é necessário, mão de obra, materiais, aluguel de caçamba para entulho, autorização do condomínio caso foi edifício, compras de sacos para entulho, mais de uma semana de assentamento, dependendo da área do ambiente, entre outros).
Existe dois modelos em manta e em réguas (click, com encaixe macho e fêmea), são várias padronagens amadeiradas, liso e infantil (com desenhos lúdicos). São aplicados no revestimento existente sem comprometer a estrutura da laje. Resumindo: é p erfeito.
Instalação:

Fonte: Mercado Livre, 18.12.17
Ahhh, você pode encontrar nas lojas autorizadas e geralmente o valor final já está incluso a instalação.
No Mercado Livre tem várias lojas que vendem, em manta encontrei a partir de 26 reais 2m², e em réguas a partir de 180 reais 2m², o problema é que a instalação você terá que conseguir um profissional especializado, ou se arriscar a instalar!
9. Restaurar mobiliário antigo
Móveis antigos são muito charmosos, e na maioria das vezes trazem valor sentimental, sem contar que a moda agora é misturar estilos e a restauração está muito em alta devido a sustentabilidade, por que comprar um novo se você pode restaura-lo?!
E os móveis antigos ganharam novas funções desde um criado mudo que pode se transformar em mesa de canto, a cristaleira que pode se transformar em estante. Eles estão mais atuais que nunca, estão sendo utilizados até me festas de casamentos, aniversários e eventos corporativos, os móveis restaurados viraram sinônimo de bom gosto de sofisticação.

Fonte: Artesanato e reciclagem, 18.12.17
Festa de casamento: A decoração Boho é um estilo cheio influências, que passam pelo hippie, country, romântico e vintage. Um mix riquíssimo, que brinca com o mobiliário e traz beleza e ousadia aos casamentos.

Fonte: Inesquecível Casamento 18.12.17
10. Pranchas e nichos de vidro
Você pode usar as pranchas na cozinha, no quarto, banheiro e até no rack da sala de estar. Nichos de vidro trazem leveza e beleza ao ambiente.

Fonte: Decoração de casa, 18.12.17
Um maneira rápida, prática, funcional e barata de transformar seu imóvel alugado deixando confortável, bonito e agradável, lembre-se uma casa organizada é sinônimo de saúde!
Tem outras dicas legais no post de Top 10 tendências para 2018, falando sobre almofadas, tapetes dentre outras coisas relativamente baratas para você complementar seu ambiente, clica aqui e confere.
Muito obrigada!
Nos acompanhe nas rede sociais e até o próximo post.
Cheiro grande
Joilma de Araújo
Arquiteta, urbanista e pós graduanda em Design e Arquitetura de Interiores
CAU: A116163-6

Comments